PSICOLOGIA ESCOLAR EM PERSPECTIVA CRÍTICA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS

Autores

  • Sabrina Gasparetti BRAGA PANI

Resumo

O presente artigo faz uma revisão teórica com o objetivo de apresentar um panorama da constituição da Psicologia Escolar em Perspectiva Crítica como uma área de conhecimento que revê a concepção hegemônica da Psicologia. Tal concepção, acaba por depositar na criança e em sua família as causas do fracasso escolar, por meio de avaliações clínicas individuais, desconsiderando os mecanismos intraescolares e do processo de escolarização que colaboram para a produção do fracasso. A Psicologia Escolar adota o referencial teórico crítico advindo da sociologia e apropria-se também de metodologias qualitativas provenientes de perspectivas antropológicas que possibilitaram o olhar para a complexidade do processo de escolarização e para a sua multideterminação. O eixo de análise no campo da Psicologia Escolar passa a ser o processo de escolarização, com um olhar voltado para a escola e suas relações institucionais, históricas, políticas, psicológicas e pedagógicas que integram o dia-a-dia escolar. O procedimento crítico incorpora e ultrapassa determinado conhecimento. Incorpora o conhecimento objeto da crítica porque não o nega, mas vai a busca de sua origem; ultrapassa-o porque buscando sua origem pode superá-lo.

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Publicado

2018-11-09

Edição

Seção

Artigos