DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PRODUTO: GELEIA VERDE

Autores

  • Ingridi Vera DELGADO
  • Jonathas Henrique FURIOSO
  • Juliano Oliveira da SILVA
  • Leandro Augusto SIMENSATO
  • Ricardo RODRIGUES
  • Valteí de TANCINE
  • Ricardo BENEDETTI
  • Patrícia de Carvalho DAMY BENEDETTI

Resumo

O objetivo desse trabalho foi desenvolver um produto inovador, com propriedades antioxidantes e comingredientes ricos em vitaminas, sem abrir mão do sabor agradável , ou seja, uma geleia Suacomposição é feita com couve, maracujá, limão, pectina, ácido cítrico e açúcar, um produto visando umavida ma is saudável, saborosa e prática Todos os ingredientes foram devidamente higienizados. Forambatidos junto com a água a couve, o suco de limão, a hortelã, o açúcar e por último, os maracujás(evitando a quebra das sementes). Após batido, o suco foi peneir ado e levado ao fogo médio; mexendosempre até seu ponto de colher (ponto ideal da geleia). O produto foi armazenado em frascos de vidro s eposteriormente refrigerado . Foi realizada uma análise sensorial aberta para o público onde eramdispostas as torrad as com a geleia para que a pessoa pudesse se servir. A avaliação incluiu osseguintes atributos sensoriais: sabor, aparência e aroma. Os testes de aceitação foram aplicados a umpainel de 100 provadores não treinados . Pode se observar que o produto foi bem aceito pelosprovadores e m relação a todos os atributos. Nas notas de aceitação geral, foi possível verificar que oproduto foi bem aceito pelo público apresentado, com 76% de aceitação geral entre os provadores quegostaram muito e muitíssimo do produto O desenvolvimento e a apresentação do produto foramrealizados com sucesso, atingindo o objetivo esperado de produzir um produto diferente dos encontradosno mercado e muito rico em vitaminas. Concluiu se que este produto teria uma ótima repercussão nome rcado por ser um produto novo, de ótima qualidade e que despertaria a curiosidade do consumidorem adquiri lo.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos