DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO DE MANTEIGA TEMPERADA NOS SABORES: ERVAS, PIMENTA COM LIMÃO E MEL COM LARANJA

Autores

  • Khaja Cristina Bianchi MUNIZ
  • Patricia de Carvalho DAMY BENEDETTI

Resumo

O desenvolvimento de novos produtos vem sendo considerado como um meio importante para a criação e sustentação da competitividade entre as empresas. Os consumidores têm aumentado suas expectativas quanto a novidades em relação a novos produtos e diminuído sua fidelidade às marcas,tornando o mercado de alimentos muito mais competitivo e encurtando o ciclo de vida dos produtos lançados. Além do interesse em novos produ tos os consumidores procuram alimentos mais “saudáveis”, leva n do a indústria alimentícia ao desenvolvimento de novos produtos cujas funções pretendem ir além do fornecimento de nutrientes básicos e da satisfação do paladar do consumidor. O desenvolvimento de manteigas temperadas teve como objetivo principal, agradar o consumidor, oferecendo um produto saboroso e com alto valor nutritivo. O teste de aceitação geral foi aplicado para 65 provadores nãotreinados, no laboratório de Análise Sensorial da Unilago . As notas médias da manteiga de ervas variaram de 7,6 a 7,9 para os atributos cor, textura e sabor, para a manteiga de pimenta e limão cravo, as notas variaram de 7,4 a 7,8 para os atributos sabor, cor e textura, já para a manteiga de mel comlaranja, as notas variam entre 6,9 a 7,5 para os atributos cor, textura e sabor. Em rela ção á preferência, 35,4 % dos provadores optaram pela amostra de manteiga de pimenta com limão cravo (245), 30,8 % dos provadores optaram pela amostra de manteiga de mel com laranja 394 e 33,9% dos provadoresoptaram pela amostra de manteiga de ervas (529). O resultado do índice de aceitabilidade geral foi muito bom, variando de 77% a 88 % d e aceitação, podendo ser incluído na mesa do consumidor como um novo produto.

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos