A FRUSTRAÇÃO COMO FATOR DE IMPACTO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Patricia Cazarotto de Rossi
  • Gláucio Camargos

Resumo

Este estudo reflete o impacto da frustração para o desenvolvimento infantil, partindo do interesse sobre crianças em espaços familiares, escolares e não escolares, verificando a necessidade de trabalhar competências socioemocionais para as práticas sociais. O objetivo deste artigo é discutir, diante do crescimento e maturação infantil, a importância de a criança aprender a superar frustrações. Os estudos indicam que atravessar situações frustrantes pode contribuir para o desenvolvimento saudável, fazendo com que se entenda limites, regras, obstáculos. A metodologia utilizada compreende a pesquisa bibliográfica, por meio de análise de obras que contemplam o tema abordado, como Freud (2006), Perls (1977) e Spitz (1983). A compreensão desses fatores permite que crianças experimentem frustrações, para assim, prepará-las para o futuro, contribuindo ao seu desenvolvimento saudável e a aprendizagem, efetivando adultos mais resilientes e compreensivos.

Publicado

2021-05-05

Edição

Seção

Artigos