DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO DE TRUFA DE CHOCOLATE DIET COM CASTANHA DE CAJU RECHEADA COM GELEIA DIET DE DAMASCO

Autores

  • Alessandra Pereira de ANDRADE
  • Patrícia de Carvalho DAMY-BENEDETTI

Resumo

Chocolate é um produto comumente consumido, sendo que sua produção tem aumentado nos últimos anos, e tende a aumentar cada vez mais. Produzir chocolates requer um entendimento do consumidor. Os tipos preferidos de chocolate variam em cada país. A trufa é um produto constituído por massa de chocolate ou por um núcleo formado de recheios diversos, recobertos por uma camada de chocolate. Alimentos para fins especiais (diet) são aqueles nos quais ocorrem modificações no conteúdo de nutrientes, adequados à utilização em dietas diferenciadas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma trufa de chocolate diet com castanha de caju recheada com geleia diet de damasco e verificar a aceitação e a intenção de compra. O Índice de Aceitabilidade Geral verificado para a trufa foi significativo (93,4%). Verificou-se que os atributos doçura, sabor e textura, tiveram excelentes notas, 8,28; 8,39 e 8,56, respectivamente. Em relação à intenção de compra, 92,10% certamente comprariam, 6,58% talvez comprassem e somente 1,32%, não comprariam. Através da análise do produto, pode-se afirmar que os consumidores estão reduzindo açúcares do seu cotidiano, mudando seu paladar e optando por uma alimentação mais saudável. A trufa em especial, obteve altos níveis de intenção de compra, podendo nesta análise, ser considerado como um produto de grande potencial de mercado.

Publicado

2021-05-05

Edição

Seção

Artigos