ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO EMPOWERMENT COMO ESTRATÉGIA EM UMA EMPRESA DO RAMO AUTOMOTIVO

Autores

  • Adilson BEEZÃO
  • Matheus RICCI
  • Bruna Grassetti FONSECA

Resumo

Essa pesquisa visa abordar a aplicação da ferramenta empowerment como uma estratégia para o diferencial competitivo e para a gestão de uma empresa do ramo automotivo. Foi apresentado que o empowerment representa uma das manifestações da recente abordagem administrativa das empresas: a Administração Participativa. A participação do funcionário e a liberdade concedida pela tomada de decisão baseada em sua concepção individual e não por ordens de superiores, fomentando uma melhor qualidade de vida na organização, e também promovem no funcionário o senso de valorização da empresa quanto a sua capacidade e o seu trabalho prestado. A pesquisa evidenciou a aplicação do empowerment junto com um novo modelo desenvolvido pela empresa chamado DNA Centro Automotivo para a averiguação de características positivas necessárias para os funcionários de linha de frente. O resultado mostrou que que existe uma interação na aplicação da ferramenta empowerment, mas que decisões de grande porte e a liberdade individual do funcionário tomar uma decisão de grande impacto ainda precisa passar pelo gerente, para que seja possível buscar a melhor forma dentro das normas e procedimentos da empresa em casos assim.

Downloads

Publicado

2022-01-21

Edição

Seção

Artigos