HISTÓRICO A PARTIR DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • OLIVEIRA Larissa
  • AZEVEDO Raquel Gomes de
  • AMBRÓZIO Rosana de Castro

Resumo

O presente artigo consiste em apresentar sobre questões a partir da Educação Inclusiva, considerando o contexto histórico, perante o direito constitucional dos indivíduos com necessidades educacionais especiais, diante da garantia ao acesso à educação de qualidade para todos no ensino regular. O artigo tem por objetivo compreender a história da Educação Inclusiva a partir das legislações, levando em consideração o entendimento das terminologias adequadas ao que se refere à pessoa com deficiência, e também tem-se o intuito de refletir a respeito da função da escola, das ações práticas do pedagogo e sobre a importância do papel da família no desenvolvimento do educando. Como metodologia foi empregada a pesquisa bibliográfica tendo como base livros e artigos científicos, ressaltando as ideias dos autores Mantoan (2006) e Sassaki (2020) que abordam conceitos da inclusão sob novas perspectivas educacionais, pautando-se no respeito às diferenças.

Publicado

2021-05-05

Edição

Seção

Artigos