Os cuidados paliativos na insuficiência cardíaca – Revisão de literatura
Palliative care in heart failure - literature review
Resumo
A insuficiência cardíaca é caracterizada por uma síndrome clínica com diversas formas de apresentação e múltiplas etiologias possíveis e representa a via final de várias doenças cardíacas e as taxas aumentam a medida que a população envelhece. Devido a esses fatores, os pacientes de Insuficiência Cardíaca apresentam sintomas de ansiedade e depressão, além de baixa qualidade de vida. Quando a irreversibilidade já existe a despeito de todas as terapêuticas instituídas, os cuidados paliativos passam a ser uma opção na tentativa de melhorar a qualidade de vida, sintomas psíquicos e espirituais dos pacientes e familiares. Muitos estudos indicam a importância dos Cuidados Paliativos nessa situação, porém, ainda são necessários mais estudos nessa área. Esse estudo consiste em uma revisão de literatura atualizada e de protocolos que envolvem os cuidados paliativos na insuficiência cardíaca disponíveis nas bases de dados PubMed e Google Acadêmico, entre os anos de 2005 e 2020. Os cuidados paliativos, embora recentes na área cardiológica, já demonstram evidências de seus benefícios em pacientes com insuficiência cardíaca avançada, dessa forma os cardiologistas devem estar preparados para lidar com tal situaçãoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.