Punção guiada por ultrassom: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v2i3.710Resumo
O acesso venoso central e periférico é caracterizado por ser procedimento muito comum no âmbito da terapia intensiva e da emergência hospitalar. Tradicionalmente é realizado de forma obscura e guiada por meio de estruturas que servem como referência anatômica. Porém, tornou-se um tema amplamente debatido nos últimos anos devido à quantidade de acidentes e complicações obtidas através da sua realização, acarretando grandes prejuízos para os pacientes. Dessa forma, foi recomendada a utilização do Ultrassom como guia à prática do acesso venoso, sendo uma importante ferramenta complementar no cuidado do paciente, visando assim promover uma melhor eficácia e segurança. O objetivo do presente estudo é discorrer, através de um estudo de referencial teórico e bibliográfico, as técnicas, vantagens e desvantagens do tema em questão. Os resultados obtidos demonstraram que a inclusão do USG provocou melhorias em diversos âmbitos. Diante disso, tornou-se um dispositivo imprescindível na prática médica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.