Depressão pós-parto: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v2i3.718Resumo
A depressão pós-parto (DPP) é definida como um transtorno mental com alta prevalência, acompanhada de alterações emocionais, cognitivas, comportamentais e físicas. Geralmente inicia entre a quarta e oitava semana após o parto (por vezes mais tarde, mas ainda dentro do primeiro ano) e pode persistir por mais de um ano. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, onde visou identificar fatores associados à DPP, incluindo fatores de risco, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento. A partir das análises os dados permitiram compreender que ao longo do período pós-parto as mulheres que apresentaram DPP tinham como fator associado a falta de suporte familiar, baixo perfil econômico, falta de acompanhamento profissional especializado e gravidez na adolescência. Este transtorno psiquiátrico pode afetar a paciente, o bebê e a relações familiares, como a baixa adesão ao aleitamento e negligência no autocuidado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.