IMPLANTAÇÃO DO CRM: UM ESTUDO DE CASO NA CENTRAL DE ATENDIMENTO DA EMPRESA UNIMED DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Autores
Mariana FILGUEIRA
Mailê Garcia da SILVA
Mariangela CATELANI Souza
Paulo Sérgio Gaudêncio MAURO
Resumo
O CRM é uma ferramenta que tem como objetivo ajudar o fluxo da empresa, ele é operacional em formato de ser alimentado por informações, sendo necessário um operador para trabalhar nele, analítico por ser possível extrair dele as informações que foram utilizadas pelo seu acesso e registro de navegações criando o banco de dados confiável. O objetivo geral desse artigo é descrever como acontece a implantação da ferramenta CRM (Customer Relationship Management). Através da implantação que está em desenvolvimento na empresa Unimed São José do Rio Preto nos setores de atendimento e vendas, que será usado como exemplo. Pretende-se melhorar a rotina de atendimento e vendas, juntado melhoria de sistema e banco de informações confiável. A metodologia adotada foi o estudo de caso com a vivência obtida na implantação do CRM na empresa Unimed Rio Preto, que até a conclusão desse trabalho está na fase quatro do projeto de implementação do CRM. A primeira fase foi o levantamento das necessidades e rascunho para o desenvolvimento do CRM, a segunda foi a elaboração dos documentos desenhando todo processo, a terceira fase é a parte que trabalhou junto com a Tecnologia da Informação e a empresa que desenvolveu o sistema usado no momento mais a empresa contrata para desenvolver o CRM, a quarta fase a homologação das informações com os setores que irá usar a ferramenta CRM.