USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rhady Heloisa Silveira MOLINA
  • Mirelle Oliveira BOTTER
  • Alex Sandro Ferreira ANDRADE
  • Luciana Cristina MENEZES
  • Crislene Barbosa ALMEIDA

Resumo

É por meio de jogos e/ou brincadeiras que a criança tem a chance de desenvolver um canal de comunicação com o mundo dos adultos, podendo assim, estabelecer seu controle interior, sua autoestima e, então, se desenvolver. Estudos mostram que o professor deve usar metodologias ativas, como exemplo a experimentação, como um recurso metodológico visto que recursos didáticos limitados, como livro e quadro negro/branco, não promovem uma aprendizagem significativa. O objetivo desta pesquisa foi aplicar metodologias ativas no Ensino Infantil por meio da realização de uma aula prática sobre a importância de lavar as mãos. A pesquisa foi desenvolvida com 21 crianças de uma escola de ed. Infantil municipal. Foram coletas amostras, por meio de SWABS, de mãos sujas e mãos limpas, após lavagem com sabonete líquido. As crianças puderam observar um menor crescimento de micro-organismos após a lavagem das mãos com sabonete líquido e fizeram desenhos de observação sobre o crescimento microbiano nas placas de Petri. Observou-se durante o experimento um grande entusiasmo e interesse por parte das crianças e após a verificação dos resultados, as mesmas começaram a ter um maior cuidado em lavar mais vezes, bem como com mais cuidado, as suas mãos.  Concluiu-se que é importante que o docente trabalhe o conteúdo científico e o contraste com o cotidiano do aluno, mesmo sendo ele, ainda uma criança.

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Silveira MOLINA, R. H., Oliveira BOTTER, M., Ferreira ANDRADE, A. S., MENEZES, L. C., & Barbosa ALMEIDA, C. (2025). USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Científica Unilago, 1(2). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/1177