QUALIDADE NUTRICIONAL DAS LANCHEIRAS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DE SÃO PAULO COMPARADA À QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Resumo
A alimentação é essencial para determinar a qualidade de vida dos indivíduos. Padrões alimentares deficientes em nutrientes na infância podem promover diversos problemas à saúde, como distúrbios no desenvolvimento físico e cognitivo, além de favorecer o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis. O presente estudo teve delineamento transversal observacional e foi realizado em uma escola pública de ensino fundamental do interior do estado de São Paulo. Objetivos: avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar dos alunos, comparando a composição nutricional de suas lancheiras com a composição nutricional da alimentação oferecida na escola. Embora a maioria da amostra analisada esteja eutrófica, uma porcentagem considerável (30%) apresentou excesso de peso. As lancheiras dos alunos apresentam baixo aporte nutricional, enquanto a alimentação escolar propicia mais energia e melhor qualidade em macro e micronutrientes. Esses resultados reforçam a necessidade de estímulo ao consumo da alimentação escolar como estratégia para prevenir distúrbios nutricionais e colaborar para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças. Faz-se importante mais estudos sobre essa temática, para conscientização dos pais na escolha dos alimentos para seus filhos.