RELATO DE CASO: CONTROLE DA SARNA DEMODÉCICA EM CÃO UTILIZANDO MOXIDECTINA
Resumo
A demodiciose canina é uma dermatopatia parasitária, causada pela multiplicação anormal de ácaros do gênero Demodex canis, podendo se apresentar de duas formas, a forma localizada e a forma generalizada.
Este trabalho tem como objetivo relatar o diagnóstico, tratamento e evolução clinica desta dermatopatia parasitaria em um cão da raça Golden Retriever de 3 anos de idade com a Moxidectina, visto que tratamentos anteriores não foram eficazes. O animal apresentava sinais clínicos comuns a demodiciose tais como: Escamação da pele, hiperpigmentação, liquenificação, prurido, odor fétido, alopecia, eritrema e petéquias. A dermatopatia foi confirmada através da visualização do ácaro Demodex canis, analisado em lâminas microscópicas contendo raspado cutâneo profundo.
A Moxidectina é um antiparasitário que causa a inibição da passagem do estímulo nervoso em artrópodes e nematódeos, neste caso a mesma está sendo administrada via oral, na dose de 0,4 mg/kg de peso vivo, ou 0,05 ml/kg a cada 48 horas no tempo de duração de 60 dais. Onde se observou a melhora dos sinais clínicos.