COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA AMPLIADA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Fernanda da Costa CASTILHO
  • Priscila de Souza POLTRONIERI
  • Denise FRAGA
  • Suzelei Faria BELLO

Resumo

A
comunicação alternativa ampliada pode subsumir os discentes com deficiência e necessidades
complexas de comunicação no contexto educacional e ampliar as habilidades e as competências de
todos os envolvidos. Deste modo, o objetivo do estudo em questão foi a presentar, definir o que é a
comunicação alternativa ampliada, refletir sobre sua importância em todos os ambientes, dando ênfase
ao âmbito escolar e como essa tecnologia assistiva pode colaborar no processo de ensino
aprendizagem. Para o desenvolvimento d a discussão foram realizadas pesquisas bibliográficas e leituras
sobre o tema, estudos que elencaram sobre a base teórica histórica, envolvendo o surgimento da
comunicação alternativa e se moldou ao longo do tempo, como e por quais motivos essa tecnologia
ultrapassou os muros das clínicas e o quanto sua contribuição pode ser dada dentro da escola. Ampliar o
conhecimento sobre a CAA para que favoreça a qualidade de vida dos usuários e de familiares é um dos
objetivos desse texto, tanto como propor diretrizes de intervenção e pesquisa nessa área.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

CASTILHO, F. da C., POLTRONIERI, P. de S., FRAGA, D., & BELLO, S. F. (2019). COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA AMPLIADA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Científica Unilago, 1(1). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/184

Edição

Seção

Artigos