COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA AMPLIADA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Fernanda da Costa CASTILHO
  • Priscila de Souza POLTRONIERI
  • Denise FRAGA
  • Suzelei Faria BELLO

Resumo

Acomunicação alternativa ampliada pode subsumir os discentes com deficiência e necessidadescomplexas de comunicação no contexto educacional e ampliar as habilidades e as competências detodos os envolvidos. Deste modo, o objetivo do estudo em questão foi a presentar, definir o que é acomunicação alternativa ampliada, refletir sobre sua importância em todos os ambientes, dando ênfaseao âmbito escolar e como essa tecnologia assistiva pode colaborar no processo de ensinoaprendizagem. Para o desenvolvimento d a discussão foram realizadas pesquisas bibliográficas e leiturassobre o tema, estudos que elencaram sobre a base teórica histórica, envolvendo o surgimento dacomunicação alternativa e se moldou ao longo do tempo, como e por quais motivos essa tecnologiaultrapassou os muros das clínicas e o quanto sua contribuição pode ser dada dentro da escola. Ampliar oconhecimento sobre a CAA para que favoreça a qualidade de vida dos usuários e de familiares é um dosobjetivos desse texto, tanto como propor diretrizes de intervenção e pesquisa nessa área.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos