EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E O APRENDER NA ESCOLA
Resumo
A educação nutricional nas escolas se faz cada vez mais necessário para garantir gerações com hábitos alimentares mais saudáveis e com índices de doenças crônicas não transmissíveis mais baixas, capazes de inverter a realidade da transição nutricional. O objetivo do presente estudo é avaliar o conhecimento alimentar e nutricional de escolares ingressantes no primeiro ano do ensino fundamental-I, através da aplicação de três questionários ilustrativos contendo imagens de alimentos que representam os diferentes grupos alimentares, construtores, reguladores e energéticos. Após a aplicação dos questionários e tabulação do mesmo, foi possível verificar um bom conhecimento nutricional e alimentar frentes aos alimentos reguladores (61,53%). Em contrapartida apenas 23,52% dos alunos souberam identificar o alimento construtor, indicando assim um conhecimento ruim quanto a esse grupo alimentar. Entretanto, após as aulas de educação alimentar e nutricional, verificou-se uma melhora na identificação dos alimentos de diferentes grupos alimentares. Tal estudo deixa evidente a importância da educação alimentar e nutricional ao longo do período letivo principalmente nos primeiros anos do ensino básico fundamental.Downloads
Publicado
2019-10-28
Como Citar
ALMEIDA, A. P. N., & BORGES, E. de L. (2019). EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E O APRENDER NA ESCOLA. Revista Científica Unilago, 1(1). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/193
Edição
Seção
Artigos