CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andreia Chaves BEZERRA
  • Andressa Costa FÁVARO
  • Ana Paula POLACCHINI
  • Aira Casagrande CALORE

Resumo

Este trabalho tem como tema o estudo da cidadania e dos direitos humanos a partir da Educação Infantil. O objetivo central é discorrer sobre os direitos básicos da criança e a sua importância para formar professores dispostos a trabalhar o tema em ambiente escolar, iniciando com o público infantil e a fim de contribuir para o desenvolvimento de cidadãos críticos e respeitosos. Especificamente, refletimos sobre a definição e a efetividade dos direitos humanos como parte da formação de professores para que tais direitos se consolidem a partir da Educação Infantil, de modo que não sejam negligenciados por desconhecimento ou desinformação. A partir de pesquisas realizadas sobre educação em direitos humanos (EDH) em artigos, livros e documentos normativos, compreendemos a partir de ideias relevantes e pertinentes de Klein (2015) e Freire (1997). Dentre os documentos normativos figuram a Constituição Federal (CF, 1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH, 1948) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), os quais expõem historicamente a temática dos direitos humanos e seus benefícios sobretudo para a educação de crianças.

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Publicado

2022-01-21

Como Citar

Chaves BEZERRA, A. ., Costa FÁVARO , A., POLACCHINI , A. P. ., & Casagrande CALORE , A. (2022). CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Científica Unilago, 1(1). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/310

Edição

Seção

Artigos