O LÚDICO, A BRINCADEIRA E OS JOGOS COMO FORMA DE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Fernanda Sousa ROGERIO

Resumo

O presente texto buscou apresentar uma discussão sobre a sugestão da utilização do lúdico como uma ferramenta de ensino para Educação em Direitos Humanos na Educação Infantil. Assim, discorremos, partindo da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o surgimento de documentos norteadores para a implantação da EDH na escola, chegando a Educação Infantil. Em seguida, sobre a criança e a infância e a importância do lúdico para o desenvolvimento da mesma. Encerrando com a utilização da brincadeira como ferramenta de ensino da educação em direitos humanos na educação infantil, incluindo o papel da escola e do docente para a implantação do tema no ambiente escolar. Após a discussão foi possível perceber que as brincadeiras e jogos são importantes estratégias e ferramentas para serem empregadas em ações educativas, uma vez que, gera divertimento e prazer, e, principalmente, aprendizado. O lúdico apresenta aspectos da vida real e cotidiana, portanto precisamos utilizar metodologias pedagógicas com materiais, linguagens didáticas, atitudes e ações que promovam os direitos humanos.  Além disso, a importância de capacitar professores, inserindo a EDH no contexto escolar com apoio de políticas públicas que efetivem essa implantação.

Publicado

2022-12-12