PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES A RESPEITO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS EMBALADOS

Autores

  • Ângela Cristina Cardoso SILVA
  • Marília Gonçalves CATTELAN

Resumo

A embalagem é um poderoso veiculo de comunicação com o consumidor, pois ela fornece informações que serão decisivas na hora da compra, além de proteger o produto, manter sua qualidade e segurança. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio de suas diretrizes, tem como objetivo propiciar informações relevantes ao consumidor para a escolha dos alimentos que irão fazer parte da sua alimentação. Nesse contexto, o órgão estabeleceu que a tabela nutricional fosse obrigatória nos rótulos dos alimentos embalados na ausência dos consumidores. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo estudar a percepção dos consumidores a respeito da rotulagem nutricional de alimentos embalados por meio da aplicação um questionário disponibilizado via Google Forms. Os dados foram avaliados em valores percentuais. O prazo de validade foi considerado a informação mais importante por 68,3% dos participantes. Em relação à compreensão da informação nutricional constante na rotulagem, 48,8% responderam que compreendiam; 53% dos participantes relataram que levam de 30 segundos a 1 minuto para realizar a leitura do rótulo. Porém, 57,5% relataram que não comparam as informações por não possuírem tempo para isto, enquanto 42% dos relatou que não possui interesse. Sobre as recomendações diárias máximas sal e açúcar para um adulto saudável, 43,9% responderam que não sabiam para o açúcar e 36,6% para o sal. Há necessidade de melhoria das informações presente nos rótulos alimentares e de maior interesse dos consumidores para a adequada compreensão da rotulagem de alimentos embalados.

Publicado

2022-12-12