A RELAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES: IMPACTOS, MECANISMOS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO

Autores

  • Leonardo Rodrigues Borges
  • Leonardo Ragonha Rodrigues De Oliveira União das Faculdades dos Grandes Lagos - UNILAGO
  • Pedro Henrique Caramori de Paula
  • Tatiana Assad Domingos Theodoropoulos

DOI:

https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i4.1376

Resumo

As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de mortalidade e incapacidade no mundo, com crescente atenção à influência da saúde psicológica, especialmente a depressão, no desenvolvimento dessas condições. O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é altamente prevalente e reconhecido como causa significativa de incapacidade, com início geralmente até os 24 anos. Evidências indicam uma relação bidirecional entre depressão e DCV: a depressão aumenta o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral e mortalidade cardiovascular, além de predizer piores desfechos após eventos cardíacos, enquanto a DCV também pode levar à depressão subsequente.

Essa relação é multifatorial, envolvendo impactos da depressão em fatores de risco tradicionais, como dieta, exercício e adesão a tratamentos, e possíveis mecanismos fisiopatológicos, como alterações nos níveis de triglicerídeos. A depressão precoce em jovens associa-se a maior risco de recaídas e desfechos adversos, tornando a detecção e manejo de fatores de risco cardiovasculares nessa faixa etária essenciais para prevenção. Assim, compreender os efeitos da depressão na DCV e suas etiologias em diferentes idades é fundamental para estratégias eficazes de prevenção e tratamento.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

Rodrigues Borges, L., Ragonha Rodrigues De Oliveira, L., Caramori de Paula, P. H., & Assad Domingos Theodoropoulos, T. (2025). A RELAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES: IMPACTOS, MECANISMOS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO. ULAKES JOURNAL OF MEDICINE, 5(4). https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i4.1376

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)