Nova proposta cirúrgica de remodelamento ventricular utilizando técnica do cone invertido
Resumo
A evolução natural dos mais variados distúrbios morfofuncionais do coração cursa com insuficiênciacardíaca, muitas vezes terminal e/ou refratária a medidas farmacológicas. Nessas circunstâncias, otransplante cardíaco passa a ser o tratamento preconizado e definitivo na maioria dos casos, entretanto,é uma medida pouco acessível. Novas técnicas cirúrgicas surgem para compensar a baixaacessibilidade aos transplantes, no entanto, os índices de sucesso ainda são baixos e a mortalidadeelevada. Na tentativa de preencher essa lacuna, propõem-se uma nova técnica cirúrgica que consistena secção transversal do ápice cardíaco resultando em um fragmento na forma de cone invertido cujocentro será oco. Esse fragmento será rotacionado em seu sentido anteroposterior e reacoplado àcavidade cardíaca, onde reduzirá seu tamanho e reestabelecerá internamente parte de seu formatoelíptico original, aprimorando a função cardíaca. Espera-se que essa técnica sirva de base para estudosfuturos, trazendo um procedimento mais acessível, com menor mortalidade e que garanta maiorsobrevida e qualidade de vida aos pacientes com insuficiência cardíaca avançada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.