Análise do conhecimento de estudantes de ensino superior a respeito da Síndrome Retinóide Fetal.

Autores

  • Murilo A. S. Elias
  • Vitória B. Villar
  • Carlos H. L. Imperador
  • Paula C. F. Fávaro

Resumo

Síndrome Retinóide Fetal é um padrão característico de defeitos de nascimento mental e físico que
resulta do uso materno de retinóides durante a gravidez. A isotretinoína, empregada no tratamento da
acne cística grave, é o fármaco mais conhecido da classe dos retinóides. A exposição do concepto
intrauterino ao fármaco, pode gerar defeitos congênitos em uma taxa de 20 à 35%, entre eles estão
inclusos, malformações cranianas, cardiovasculares, neurológicas e tímicas. O objetivo do trabalho é
avaliar o conhecimento dos alunos de nível superior sobre os possíveis riscos do uso da isotretinoína
durante a gestação, principalmente sobre a Síndrome Retinóide Fetal. A avaliação foi realizada pela
coleta de dados dos alunos participantes com a utilização de um questionário, e a análise estatística dos
dados coletados. Os alunos participantes foram divididos entre suas áreas de estudo, sendo elas, áreas
da saúde, áreas de humanidades e áreas de exatas. Entre os alunos pertencentes as áreas de humanidades
e exatas, a maioria (93%) relatou não conhecer a Síndrome Retinóide Fetal, e entre os alunos das áreas
de saúde (14%; p=0,16) relatam ter conhecimento sobre a síndrome. É essencial uma maior
disseminação de informações a respeito do uso da isotretinoína e os malefícios que podem causar ao
feto, tanto que 98,5 % dos entrevistados afirmaram ser necessário um maior número de campanhas de
conscientização sobre o assunto. É de extrema importância que à identificação de doenças evitáveis seja
realizada, com a tomada de medidas de prevenção e a disseminação de informação à população.

Downloads

Publicado

2021-05-05

Como Citar

A. S. Elias, M., B. Villar, V. ., H. L. Imperador, C. ., & C. F. Fávaro, P. . (2021). Análise do conhecimento de estudantes de ensino superior a respeito da Síndrome Retinóide Fetal. ULAKES JOURNAL OF MEDICINE, 1(1). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/ulakes/article/view/384