Atividade imunomoduladora e antiviral de extratos de Echinacea purpurea: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v2i3.820Resumo
Desde a antiguidade, a humanidade possui o hábito de utilizar plantas medicinais como tratamento profilático para enfermidades, principalmente aquelas que acometem o sistema respiratório como as infecções virais. A Echinacea purpurea (EP) contém um amplo espectro de propriedades terapêuticas que podem ser úteis nas infecções virais. Esse trabalho teve como objetivo descrever, por meio de um estudo de revisão bibliográfica, as atividades imunomoduladora e antiviral de extratos obtidos a partir da planta EP, bem como as concentrações e constituintes químicos relacionados à atividade contra os vírus da Herpes e Influenza. Para isso, foi realizada uma busca na literatura científica, utilizando as bases de dados PubMed, Scielo, Sapientia e Google Acadêmico. A análise dos estudos demonstrou que extratos de EP e seus constituintes apresentam atividade antiviral e imunomoduladora útil na prevenção e tratamento de infecções virais, entretanto, se faz necessário a realização de outros estudos para elucidar os mecanismos de ação dos constituintes da planta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.