A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Ana Carolina Mitsue Cavamura FURUKAWA
  • Ana Luíza Facincani DURAN
  • Sebastião Camargo Schmidt NETO

Resumo

As estratégias de marketing utilizadas pela indústria alimentícia têm sido bastante influentes nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes, colaborando para o surgimento precoce de doenças associadas à síndrome metabólica. O objetivo desta pesquisa foi através de publicações e estudos científicos, evidenciar como os meios de comunicação influenciam nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes e sua relação com as doenças metabólicas. As pesquisas apontam que, embora o comportamento alimentar esteja diretamente associado ao processo de socialização, começando na infância com a introdução dos hábitos alimentares pelos familiares, existe uma estreita relação com a influência exercida pelas campanhas de marketing, que acabam sendo um importante fator na modulação do ambiente alimentar e nutricional infantojuvenil. Conclui-se que a necessidade de redução do tempo de exposição às telas favorece a diminuição do sedentarismo. A prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação saudável, combinadas com uma reeducação alimentar, têm o potencial de influenciar positivamente a incorporação de hábitos saudáveis no estilo de vida de crianças e adolescentes que enfrentam sobrepeso e/ou obesidade. Essa abordagem pode ajudar a prevenir o desenvolvimento precoce de doenças metabólicas.

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Mitsue Cavamura FURUKAWA, A. C., Facincani DURAN, A. L., & Camargo Schmidt NETO, S. (2025). A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Corpus Hippocraticum, 1(2). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-medicina/article/view/1183