DIAGNÓSTICO PRECOCE E INTERVENÇÃO EM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Maria Clara SOUSA ARAUJO
  • Maria Luiza ABRAHÃO HOMSI
  • Marielly Caroline PETROCILO
  • Silvia MESSIAS BUENO

Resumo

O artigo, em forma de revisão sistemática da literatura, aborda a crítica importância do diagnóstico precoce e intervenção efetiva no tratamento de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Inicialmente, explora-se a complexidade do TEA, destacando a diversidade de seus sintomas. Em seguida, enfatiza-se a necessidade de identificação precoce, ressaltando os benefícios para o desenvolvimento da criança. O texto também discute ferramentas e métodos de diagnóstico, salientando a importância da avaliação interdisciplinar. Quanto às intervenções, são apresentadas abordagens baseadas em evidências, como Análise do Comportamento Aplicado e Terapia de Comportamento Social, sublinhando a personalização dessas estratégias conforme as necessidades individuais. Destaca-se, ainda, a revisão de estudos que evidenciam os benefícios a longo prazo da intervenção precoce, enquanto são abordados desafios comuns e propostas para superá-los. Em conclusão, reforça-se a necessidade contínua de pesquisa, conscientização e apoio comunitário para aprimorar a qualidade de vida das crianças com TEA e suas famílias.

Publicado

2025-03-25

Como Citar

SOUSA ARAUJO, M. C., ABRAHÃO HOMSI, M. L., PETROCILO, M. C., & MESSIAS BUENO, S. (2025). DIAGNÓSTICO PRECOCE E INTERVENÇÃO EM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Corpus Hippocraticum, 1(1). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-medicina/article/view/1228