REVISÃO DE LITERATURA DA ANEMIA FERROPRIVA EM PRÉ-ESCOLARES NO BRASIL

Autores

  • Eduarda Sayeg CORBUCCI
  • Júlia Parsekian Marçal VIEIRA
  • Marina Magri MAGAGNINI
  • Geraldo Gaspar Paes Leme COUTINHO

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre anemia ferropriva
em pré
escolares no Brasil e atualizar os dados disponíveis sobre essa doença. A anemia ferropriva é um
problema de Saúde Pública no Brasil afetando o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. A
média da prevalência de anemia ferropriva nos pré escola res foi de 31,9% nos 21 estudos científicos
selecionados. Em 3 dos estudos selecionados na revisão (14,3%) foi observado prevalência de anemia
superior a 40%, sendo classificados como grave problema de saúde pública. Como moderado problema
de saúde pública com prevalência entre 20 a 39,9% foi encontrado em 14 estudos (66,6%) e como leve
problema de saúde pública com prevalência entre 5 a 19,9% foi encontrado em 4 estudos (19,1%).
Assim os estudos selecionados mostraram altas prevalências de anemia ferropriv a em pré escolares no
Brasil apontando a necessidade de novas estratégias e de melhorar as estratégias existentes para
controle da doença.

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

CORBUCCI, E. S., VIEIRA, J. P. M., MAGAGNINI, M. M., & COUTINHO, G. G. P. L. (2019). REVISÃO DE LITERATURA DA ANEMIA FERROPRIVA EM PRÉ-ESCOLARES NO BRASIL. Revista Corpus Hippocraticum, 1(1). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-medicina/article/view/143

Edição

Seção

Artigos