Borderline: “A Doença de Borda”

Autores

  • José Renato Pereira BRITO
  • Lívia Calixto Batistela NOVAES

Resumo

O transtorno Borderline é um transtorno de personalidade, presente no CID10 como F60.3 sua diferenciação é recente. Acredita-se que esteja entre a neurose e a psicose. Contudo, com o advento da medicina e estudos clínicos, cada enfermidade é bem diferenciada uma da outra.

Tem-se o conhecimento de que a doença afeta o cotidiano do indivíduo, causando instabilidade, labilidade, alterações de humor e certa agressividade. Para diagnosticar adultos, há critérios presentes no DSM-5. Crianças não estão sujeitas a terem a doença, porém apresentam traços que no futuro podem entrar para diagnóstico. Existe um grande risco de tentativas de suicídio em portadores da doença, porém com baixa efetividade. O transtorno afeta três mulheres pra cada homem e, por mais que já tenham tido tentativas medicamentosas de tratar a enfermidade, apenas a psicoterapia é considerada o tratamento adequado e aprovado.

O objetivo do texto é difundir a informação sobre o transtorno a profissionais da área da saúde.

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Pereira BRITO, J. R. ., & Calixto Batistela NOVAES, . L. . (2022). Borderline: “A Doença de Borda”. Revista Corpus Hippocraticum, 1(1). Recuperado de https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-medicina/article/view/691