ALTERAÇÕES FETAIS E PLACENTÁRIAS ASSOCIADAS À INFECÇÃO POR SARS-COV-2: UMA REVISÃO NARRATIVA
FETAL AND PLACENTAL CHANGES ASSOCIATED WITH SARS-COV-2 INFECTION: A NARRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i3.1300Resumen
A Covid-19, causada pelo SARS-CoV-2, apresenta elevada transmissibilidade e pode intensificar as alterações fisiológicas próprias da gestação. Embora a transmissão vertical ainda não seja comprovada, a literatura evidencia que a placenta é um dos principais alvos da resposta imunoinflamatória materna desencadeada pela infecção viral. Este estudo realizou uma revisão narrativa da literatura, com busca nas bases PubMed, SciELO e publicações internacionais, utilizando os descritores “covid 19”, “gestação”, ´´desenvolvimento embrionário´´; ´´alteração placentária´´; e ´´vírus SARS-COV 2´´, contemplando publicações de 2020 a 2024. Os estudos analisados demonstram que a infecção materna leva ao aumento de citocinas pró-inflamatórias, comprometimento da vascularização placentária, formação de trombos e deposição de fibrina, resultando em hipóxia e prejuízo das vilosidades coriônicas e do sinciciotrofoblasto, o que interfere nas trocas materno-fetais. Também se observa maior risco de pré-eclâmpsia e possíveis repercussões neurológicas e comportamentais no feto. Conclui-se que, apesar da ausência de evidências de transmissão vertical, o SARSCoV-2 provoca alterações placentárias relevantes, capazes de comprometer o desenvolvimento fetal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.