AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL E DO USO DE PSICOFÁRMACOS EM ESTUDANTES DE FARMÁCIA
ASSESSMENT OF MENTAL HEALTH AND PSYCHOTROPIC DRUG USE AMONG PHARMACY STUDENTS
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i2.1301Resumo
O uso de psicofármacos tem se tornado cada vez mais frequente entre estudantes universitários,
especialmente na área da saúde, em resposta a elevados níveis de ansiedade, depressão e estresse
acadêmico. A medicalização de dificuldades emocionais e o acesso facilitado a esses medicamentos
suscitam preocupações quanto ao uso inadequado e à ausência de acompanhamento especializado. Este trabalho tem como objetivo descrever os fatores associados ao uso de psicofármacos entre estudantes de graduação em Farmácia, considerando aspectos sociodemográficos, histórico de saúde, sintomas emocionais e rotina acadêmica. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, realizado com estudantes de Farmácia de uma instituição privada do Noroeste Paulista. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado, contendo informações sociodemográficas, de saúde, acadêmicas e escalas de ansiedade (BAI) e de depressão (PHQ-9). Dentre os participantes, 32% relataram o uso de psicofármacos, com predominância de antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina e ansiolíticos benzodiazepínicos. O principal motivo foi o tratamento da ansiedade, isoladamente ou associada à depressão e insônia. Os usuários apresentaram escores significativamente mais elevados de ansiedade e depressão. Não foram observadas associações com variáveis sociodemográficas ou acadêmicas. O uso de psicofármacos em estudantes de Farmácia está associado a maiores sintomas de ansiedade e depressão, com possível relação bidirecional, sem definição de causalidade. Ressalta-se a necessidade de estratégias voltadas à promoção da saúde mental e ao uso racional de medicamentos entre estudantes universitários, além de mais pesquisas
sobre o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.