COMPLICAÇÕES ANESTÉSICAS EM CIRURGIAS DE URGÊNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM CONTEXTO HOSPITALAR TERCIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i4.1366Resumo
As cirurgias de urgência configuram-se como um dos maiores desafios da prática anestésica atual, não apenas pela suacomplexidade intrínseca, mas pela elevada taxa de complicações e mortalidade associadas. Embora correspondam auma pequena fração dos procedimentos cirúrgicos, mas concentrem um número desproporcionalmente elevado decomplicações e mortalidade, como descrito por Kamboj et al.1. A ausência de preparo pré-operatório, o tempo limitadopara avaliação e estabilização dos pacientes, a presença de comorbidades descompensadas e as deficiências de recursoshumanos e materiais nos ambientes emergenciais contribuem diretamente para esse perfil de risco elevado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.