PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAUDE: CAMPANHA 2025
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i4.1365Resumo
A hipertensão arterial – também chamada de hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou ainda “pressão alta” – é uma doença cardiovascular crônica que afeta 17 milhões de brasileiros. Ela ocorre quando a pressão do sangue nos vasos ou artérias do corpo está elevada, acima dos parâmetros considerados saudáveis para a população geral. A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, apresenta impacto na saúde pública mundial devido a ampla contribuição na morbimortalidade cardiovascular. No Brasil, atinge cerca de 27,9% da população, de acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. A prevalência do diagnóstico é maior entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%) nas 27 capitais brasileiras. E a hipertensão arterial sistêmica está associada a cerca de 40% dos casos de infarto do miocárdio, 80% dos acidentes vasculares cerebrais, 50% das doenças renais crônicas em estágio terminal e é responsável por aproximadamente 300 mil óbitos anuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.