PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAUDE: CAMPANHA 2025
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i4.1365Abstract
A hipertensão arterial – também chamada de hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou ainda “pressão alta” – é uma doença cardiovascular crônica que afeta 17 milhões de brasileiros. Ela ocorre quando a pressão do sangue nos vasos ou artérias do corpo está elevada, acima dos parâmetros considerados saudáveis para a população geral. A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, apresenta impacto na saúde pública mundial devido a ampla contribuição na morbimortalidade cardiovascular. No Brasil, atinge cerca de 27,9% da população, de acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. A prevalência do diagnóstico é maior entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%) nas 27 capitais brasileiras. E a hipertensão arterial sistêmica está associada a cerca de 40% dos casos de infarto do miocárdio, 80% dos acidentes vasculares cerebrais, 50% das doenças renais crônicas em estágio terminal e é responsável por aproximadamente 300 mil óbitos anuais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.