DETERMINAÇÃO DA PERMEAÇÃO TRANSCUTÂNEA DO PRÓ-FÁRMACO HIDROXIMETILNITROFURAL (NFOH)
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v2i1.656Resumo
Métodos de modificação molecular, especialmente a latenciação, têm se apresentado promissores na obtenção de fármacos mais eficientes no que diz respeito à farmacocinética. O desenvolvimento de pró-fármacos permite aumentar a atividade do fármaco administrado topicamente, uma vez que a modificação das interações fármaco-pele aumenta a taxa de penetração. Em pesquisa com novos derivados com potencial atividade antichagásica, para a obtenção de pró-fármacos recíprocos de nitrofural (NF) e primaquina, foi sintetizado um intermediário de reação, o hidroximetilnitrofural (NFOH). Este intermediário foi testado quanto à atividade antimicrobiana e antichagásica, apresentando efeito superior, para estas duas atividades, em relação à molécula matriz, destituído de efeito mutagênico. Desta forma, tendo em vista que o NFOH é mais eficaz que NF, comercialmente utilizada na forma de pomada para queimaduras, este trabalho visou estudar o comportamento do NFOH em formulações farmacêuticas quanto à sua capacidade de permeação transcutânea. Os resultados demonstraram que ambas as formulações (emulsões e pomadas) utilizadas foram eficazes na manutenção do princípio ativo na superfície da pele.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.