ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS REPERCUSSÕES CLÍNICAS ENCONTRADAS NA TETRALOGIA DE FALLOT E NA ESTENOSE VALVAR PULMONAR ISOLADA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v2i2.658Resumo
A Tetralogia de Fallot e a Estenose da Valva Pulmonar estão entre as principais cardiopatias congênitas com relativa incidência por nascidos vivos. Considerando o fato de que a Tetralogia de Fallot é um conjunto de quatro defeitos e, entre eles, a estenose da valva pulmonar, mesmo quando o estreitamento dessa valva é um defeito isolado, ambas possuem aspectos clínicos e complicações que se coincidem, com repercussões na clínica muito semelhantes e progressão que acaba gerando a hipertrofia ventricular direita, importante achado na confirmação da insuficiência cardíaca. Geralmente diagnosticadas já na gestação, a Tetralogia de Fallot exige intervenção cirúrgica em todos os casos, ao contrário da estenose valvar pulmonar isolada, em que essa pode ser dispensável dependendo do comprometimento global. Apesar da correção cirúrgica, na maioria dos casos, sequelas permanecem, comprometendo a qualidade de vida do paciente e gerando outras comorbidades. Dessa forma, questiona-se qual das anomalias possui melhor chance de prognósticos em sua generalidade. Palavras-chave: Tetralogia de Fallot; Estenose valvar pulmonar; Cardiopatia congênita.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.