A DISLEXIA E OS DESAFIOS DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E HUMANIZAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • Ana Julia Brandimarte de Souza Unilago
  • Josefa Maria Dias da Silva Fernandes Unilago

DOI:

https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v2i2.712

Resumo

RESUMO: A dislexia de desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem da escrita e da leitura, ou seja, uma dificuldade em decodificar códigos escritos e transformá-los em signos verbais, ademais não apresenta somente uma causa e um modo de desenvolvimento, é um distúrbio multifatorial que pode receber influências genéticas e ambientais. Entretanto, esse não pode ser enquadrado como um distúrbio intelectual ou sensorial, uma vez que essas capacidades específicas não são afetadas, ao contrário do processo de aprendizagem. Algumas funções executivas, como a fluência verbal, a atenção e principalmente a memória operacional fonológica podem ser habilidades menos desenvolvidas nos disléxicos, que acabam geralmente apresentando um desempenho abaixo do esperado em comparação com os indivíduos com a mesma idade cronológica, sendo inclusive esse um fator de alerta para a realização de um futuro diagnóstico por uma equipe multiprofissional. Levando em consideração que somente o Brasil apresenta em torno de 3 milhões de estudantes disléxicos, na educação básica, um estudo que apresente uma possível identificação precoce da Dislexia, por meio de seus vários sinais, diferentes em cada pessoa, justifica-se devido ao benefício que pode trazer para o tratamento dos indivíduos que manifestem aspectos desse distúrbio.  

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)