SINAL DE GOLF BALL PRESENTE EM FETO DE 28 SEMANAS: UM RELATO DE CASO
Resumo
O foco ecogênico intracardíaco, também conhecido como Sinal de Golf Ball, corresponde a zonas hiperecogênicas muito semelhantes às estruturas ósseas observadas por meio de exames de imagem. De incidência variável, são geralmente encontradas em ventrículo esquerdo e, apesar da grande maioria dos casos não serem indícios de complicações, podem ser associadas à presença de anomalias cromossômicas. Em geral, ocorre desaparecimento espontâneo do achado até a 25ª semana de gestação. No estudo, descrevemos o caso de uma gestante de 27 anos em que o feto apresentava Sinal de Golf Ball presente na 28ª semana de gestação. A ecocardiografia fetal não mostrou, no entanto, associação com outras alterações estruturais. Realizamos uma revisão dos principais aspectos clínicos, diagnósticos e conduta para esse achado cardíaco. Palavras-chave: Sinal de Golf Ball; Foco ecogênico intracardíaco; Zonas hiperecogênicas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.