ANÁLISE DE ÓBITOS POR CÂNCER DE PULMÃO, TRAQUEIA E BRÔNQUIOS NO BRASIL DE 2020 A 2024: UM ESTUDO ECOLÓGICO.
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i4.1354Resumo
O câncer de pulmão representa um desafio significativo de saúde pública no Brasil e no mundo. Sua elevada taxa de prevalência e mortalidade o caracteriza como a principal causa de óbitos por neoplasias1,2. O estadiamento neoplásico e o rastreamento são ferramentas crucias para determinar o prognóstico e guiar a escolha terapêutica. Estágios iniciais da doença geralmente apresentam melhores prognósticos3. No Brasil, o câncer de pulmão demonstra padrões de distribuição distintos entre os sexos4. Além disso, a doença exibe um comportamento heterogêneo entre as regiões, o que reflete as desigualdades socioeconômicas e o acesso diferenciado aos serviços de saúde pela população brasileira5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.