PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ÓBITOS FETAIS NO BRASIL DE 2019 A 2023: UM ESTUDO ECOLÓGICO E UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i4.1384Resumo
O óbito fetal é definido pela morte do concepto antes da sua completa saída do corpo materno, a partir da 22ª semana completa de gestação, com peso ≥ 500 gramas ou ainda com um comprimento cabeça-calcanhar de no mínimo, 25 cm1,2. A confirmação da morte ocorre pela ausência de sinais vitais como respiração, batimentos cardíacos, pulsações do cordão umbilical e motilidade dos músculos de contração voluntária1. No Brasil, as principais causas do óbito incluem fatores maternos que comprometem o feto, hipóxia intrauterina e complicações da placenta, cordão umbilical e membranas fetais3. Os dados epidemiológicos atuais são subestimados devido à alta taxa de subnotificações, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, e à baixa qualidade das informações nas declarações de óbito. Tal cenário dificulta o conhecimento da real dimensão do problema e o planejamento de estratégias eficazes para sua prevenção. A implementação de ações estratégicas em atenção integral à saúde materno-fetal, a qualificação da assistência pré-natal e o aprimoramento do planejamento familiar, pode reduzir os índices de mortalidade fetal no Brasil1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.