PREVALÊNCIA DE COLONIZAÇÃO POR Streptococcus agalactiae EM GESTANTES E SUA ASSOCIAÇÃO COM A INCIDÊNCIA DE SEPSE NEONATAL EM MATERNIDADES BRASILEIRAS: UM ESTUDO ECOLÓGICO E REVISÃO DE LITERATURA.
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v5i4.1372Resumo
O Streptococcus agalactiae (Estreptococo do grupo B- GBS) é uma bactéria Gram-positiva que coloniza o trato gastrointestinal e geniturinário humano. Embora faça parte da microbiota normal, pode causar infecções graves em neonatos, como a sepse neonatal precoce, por meio da transmissão vertical durante o parto. Prematuros e recém-nascidos com baixo peso são os mais vulneráveis, com maiores taxas de mortalidade e risco de sequelas neurológicas. No Brasil, a sepse neonatal é uma das principais causas de mortalidade infantil no período em questão, mas, apesar disso, há escassez de estudos sobre a prevalência do GBS nas maternidades brasileiras. No entanto, tem-se observado um aumento na detecção de S. agalactiae no país, resultado da triagem pré-natal para colonização pelo patógeno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.