Simulação realística na educação médica: Revisão da literatura

Realistic simulation in medical education: Literature review

Authors

  • Elaine Cristina Fonseca Unilago
  • Daniela Comelis Bertolin

DOI:

https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v3i3.871

Abstract

A simulação realística vem substituir o encontro entre o paciente real por pacientes ou métodos virtuais, com replicação da prática diária, no formato interativo. Este estudo tem como objetivo mostrar a importância da simulação realística no preparo de discentes e profissionais médicos, para uma maior autonomia nas habilidades e diminuição dos erros evitáveis. Trata-se de uma revisão integrativa, com pesquisa nas bases de dados Google Acadêmico, BVS, SciELO e PubMed. A simulação é importante na formação dos profissionais em saúde, no aumento de conhecimentos, habilidades e atitudes, autonomia, autoconfiança, pensamento crítico; desenvolve a competência em espaço seguro e protegido, prepara o aluno para o trabalho em equipe; na formação de urgência e emergência, em casos graves e de cenário de morte, melhora a habilidade de comunicação e empatia. A simulação permite que o indivíduo identifique seus erros, abre uma discussão com os demais participantes, para a construção da sua aprendizagem.

Published

2023-12-28

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)