Estudo epidemiológico: os impactos da COVID-19 nos âmbitos familiar e escolar em estudantes do ensino fundamental I
Epidemiological study: the impacts of COVID-19 in the family and school contexts in an elementary school student.
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v3i2.862Resumen
Este estudo teve como objetivo explorar as queixas e as alterações corporais, comportamentais e emocionais em alunos do ensino fundamental com idades entre 6 e 11 anos detectados por professores, pais e/ou responsáveis, bem como investigar seus modelos de ensino preferido em caso de um surto de infecções por COVID-19. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa on-line para professores, pais e/ou responsáveis durante a pandemia da COVID-19, abarcando tanto o período de isolamento social e, consequentemente, de ensino remoto, quanto o período de retorno ao ensino presencial. Este estudo incluiu 553 participantes, incluindo 91 professores e 462 pais. As mudanças físicas, comportamentais e emocionais mais identificadas nos alunos foram ansiedade, irritabilidade e mudança de peso. Além disso, queixas relacionadas à dor de cabeça, alterações no sono e problemas de visão tiveram prevalência significativa nas percepções apontadas pelos professores e pais. Por fim, 43,39% (n=240) dos professores e pais indicaram que preferem o modelo de ensino presencial em circunstância de pandemia. Diante dos resultados, acredita-se que os impactos pandêmicos apontados fornecem subsídios para a elaboração e a implementação de estratégias de promoção da saúde física e mental dos alunos nessa idade escolar em várias regiões do Brasil após o período pandêmico, em um trabalho colaborativo e de apoio mútuo dos atores da educação.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.