Estudo epidemiológico: os impactos da COVID-19 nos âmbitos familiar e escolar em estudantes do ensino fundamental I
Epidemiological study: the impacts of COVID-19 in the family and school contexts in an elementary school student.
DOI:
https://doi.org/10.56084/ulakesjmed.v3i2.862Resumen
Este estudo teve como objetivo explorar as queixas e as alterações corporais, comportamentais e emocionais em alunos do ensino fundamental com idades entre 6 e 11 anos detectados por professores, pais e/ou responsáveis, bem como investigar seus modelos de ensino preferido em caso de um surto de infecções por COVID-19. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa on-line para professores, pais e/ou responsáveis durante a pandemia da COVID-19, abarcando tanto o período de isolamento social e, consequentemente, de ensino remoto, quanto o período de retorno ao ensino presencial. Este estudo incluiu 553 participantes, incluindo 91 professores e 462 pais. As mudanças físicas, comportamentais e emocionais mais identificadas nos alunos foram ansiedade, irritabilidade e mudança de peso. Além disso, queixas relacionadas à dor de cabeça, alterações no sono e problemas de visão tiveram prevalência significativa nas percepções apontadas pelos professores e pais. Por fim, 43,39% (n=240) dos professores e pais indicaram que preferem o modelo de ensino presencial em circunstância de pandemia. Diante dos resultados, acredita-se que os impactos pandêmicos apontados fornecem subsídios para a elaboração e a implementação de estratégias de promoção da saúde física e mental dos alunos nessa idade escolar em várias regiões do Brasil após o período pandêmico, em um trabalho colaborativo e de apoio mútuo dos atores da educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ULAKES JOURNAL OF MEDICINE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais: Os direitos autorais para os artigos publicados são reservados à ULAKES Journal of Medicine. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, que utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0), é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.